segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Não oferecerei sacrifícios grátis

por Isaac Malheiros
Eu era fanático por meu time de futebol. Tive a “honra” de guardar como suvenir o canhoto do ingresso da partida com menor público da história do meu time – eu era um dos poucos fanáticos que estavam no Mineirão naquela tarde de domingo.

Sem dinheiro para o transporte, cheguei a andar cerca de 12 quilômetros para assistir partidas. Voltava a pé os 12 quilômetros, rouco de tanto cantar e gritar, cansado mas com um sentimento de que meu time merecia o meu esforço. Graças a Deus, fui curado dessa “doença”.

Vou poupar o seu tempo, caro leitor: você acha que eu demonstro a mesma disposição para servir a Deus?

Deixe-me responder: não tanto. Frequentemente eu tento servir a Deus buscando atalhos e a lei do menor esforço. Como músico, prefiro músicas mais fáceis, as que não exijam tantos ensaios ou as que eu já saiba. Prefiro tentar fazer uma “Jam session” de improviso na igreja do que perder horas ensaiando com a banda e o vocal. Como pregador do evangelho, algumas vezes prefiro repetir sermões já decorados a dedicar horas à pesquisa e ao estudo a fim de fazer novos sermões. Prefiro uma classe bíblica para 20 ou 30 pessoas do que estudos bíblicos individuais, que exigem dedicação pessoal, relacionamento, amizade e... mais tempo.

Davi tem uma lição para mim.

Na fase final do reinado de Davi, uma praga atingiu Israel. O rei foi orientado a oferecer um sacrifício a Deus ao final da praga. O local escolhido foi o sítio de um homem chamado Araúna.

Quando o proprietário viu Davi se aproximando, correu e ofereceu tudo ao rei. Deixou os animais, toda a lenha e tudo o que tinha no sítio à disposição de Davi – o rei não teria nenhum custo.

“Mas o rei respondeu: - Obrigado, não aceito. Eu vou pagar tudo isso. Eu não vou oferecer ao SENHOR, meu Deus, sacrifícios que não me custaram nada. Então Davi comprou o terreiro de malhar cereais e os bois por cinqüenta barras de prata.” (2 Sm 24:24)

A palavra hebraica é “chinnam”, que significa literalmente “grátis”, sem custo.
Reescrevendo: não oferecerei ao Senhor sacrifícios grátis.

Quantos de nós buscamos os atalhos para servir a Deus!
O louvor grátis, a adoração sem custo, ajustada em horários e formas flexíveis para não nos incomodar muito é repudiada por Davi, o homem segundo o coração de Deus.

“Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.” (Hb 13:15)

O nosso sacrifício de louvor é um fruto, requer cuidado, limpeza, poda e, principalmente, contato coma Videira verdadeira (Jesus). Quantos de nós ensaiamos pouco, planejamos quase nada, investimos no Reino de Deus o que nos sobra.

Não há aqui nenhum incentivo ao legalismo ou à confiança nas boas obras. O ponto é: oferecemos a Deus o que tem valor ou as sobras, o que não nos custa nada? A sua adoração envolve o negar-se a si mesmo, o abrir mão de sonhos particulares, planos individuais e gostos pessoais?

Que o Senhor mude minha forma de avaliar as coisas. Que eu dê valor ao que Ele dá valor e despreze o que Ele despreza. À luz do Calvário, nada que eu fizer para Deus tem valor comparável. Mas o máximo que eu oferecer para o Senhor é o mínimo que eu posso fazer diante de tão grande amor.

Eu não vou oferecer ao Senhor, meu Deus, sacrifícios que não me custaram nada.

3 comentários:

  1. Esse um daqueles textos q a gente AMA e ao mesmo tempo DETESTA!

    Ama pq é uma reflexão profunda, excelente, biblicamente embasada, e q por isso nos leva a pensar sobre o q temos oferecido a Deus.

    Detesta pq é uma reflexão profunda, excelente, biblicamente embasada, e q POR ISSO NOS LEVA A PENSAR SOBRE O Q TEMOS OFERECIDO A DEUS.

    Nao nos deixa, assim, escapartória.

    É excelente pq nos leva a pensar, e é bom ser instigado a pensar. É detestável pq nos leva a pensar sobre o q ñ queremos e é ruim sermos arrancados de nossa zona de conforto.

    É necessário, mas convenhamos, é péssimo!

    Continuem com esse trabalho literalmente péssimo, seus incovenientes! ;)

    =====
    Outro dia tava pensando sobre esse assunto depois de ver este outro vídeo do OneTimeBlind, o "Lord, lord", q tb tem uma parte q tem mto a ver com isso: A parte q ele fala sobre ela ter deixado o emprego e tal.
    http://www.youtube.watch?v=AeCx74ZapYw

    ResponderExcluir
  2. saudades de sermões assim. saudaddes dos sermões do Isaac, sinceros!

    ResponderExcluir
  3. saudades de sermões assim...saudades dos sermões do Isaac, sinceros!

    ResponderExcluir