sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Jesus não vai ficar me devendo nada

“No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu te indenizarei quando voltar.” (Lc 10:35)

Seguir e servir a Jesus envolve custos. Nos cansamos, sofremos, levamos prejuízos e muitas vezes abrimos mão de nossos planos para realizar os dEle. Permita-me uma aplicação rara, mas possível, dessa parábola:

Ele é o Bom Samaritano , nós somos os caras da hospedaria.
Ele encontra os pecadores caídos, humilhados e machucados, os ergue, os limpa e os traz à nossa hospedaria (igreja) e começa o processo de cura.
Então Ele os coloca sob nossa responsabilidade: “Cuide dele para mim”.

Ele nos dá o necessário para tal tarefa, mas muitas vezes temos a sensação de que estamos gastando a mais, tirando do nosso próprio bolso para cumprir a missão.
E aí começamos a contar os centavos, os quilômetros e os minutos gastos a mais.
“Cuidar dessas pessoas não deveria custar tanto...”, pensamos.
“Isso está me fazendo mal, tomando meu tempo, me cansando”, lamentamos.

Mas há uma promessa na parábola: “eu pagarei todas as despesas que você tiver... quando eu voltar.
Ele pagará. Quando voltar.
O ajuste de contas será feito, e vou receber de volta tudo o que gastei por Ele: tempo, saúde, bens materiais... Mas que mesquinharia de minha parte!

Eu entendi o recado...
Jesus não vai ficar me devendo nada.
Ao contrário, eu devo tudo a Ele.

Resumido aqui pelo "Livres para Adorar" - Vai valer a pena. A canção original é de Rita Springer (Worth it all)

3 comentários:

  1. "Arriscando a vida, tratou do ferido como se fosse seu irmão. Este samaritano representa Cristo." Parábolas de Jesus, 381.

    ResponderExcluir
  2. A única diferença é que o samaritano apenas arriscou sua vida; Cristo a entregou dolorosa, plena e espontaneamente.

    ResponderExcluir
  3. Sensacional! O pr. Rodrigo Silva tem um sermão que também parte desta premissa, por sinal, também muito bom!

    ResponderExcluir