terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Não te esqueças de nenhuma de suas bênçãos

A Bíblia fala bastante sobre como lidar com nossas memórias.
Por vezes ela nos orienta a “esquecer” seletivamente o que pode alimentar sentimentos negativos, de ódio e vingança, e impedir a cicatrização de feridas. Nesse sentido, “esquecer” significa lembrar sem ódio, abrir mão da reação na mesma moeda.


Somos biblicamente ensinados a encarar os fatos pela ótica de Cristo: amar os inimigos.
Paulo disse que se esquecia das coisas que ficaram para trás, e prosseguia na caminhada cristã (Fp 3:13 e 14). Talvez aqui também haja uma lição para os saudosistas, os que vivem do passado (“no meu tempo era melhor”).

No entanto, a Bíblia também nos orienta a não esquecer algumas coisas (boas e ruins).
A Páscoa tinha, dentre outros objetivos, fazer o povo lembrar de seu passado como escravos no Egito (Dt 16:12). Os Dez Mandamentos começam nos lembrando quem é Deus e quem somos nós (ex-escravos, libertos pelo Senhor (Ex 20:2). Jeremias encontrou alivio na memória: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” (Lm 3.21)

Jesus deixou a Ceia como algo a ser feito em Sua memória, ate o dia da sua vinda.

O problema é que somos peritos em colocar boas memórias num porão escuro, enquanto construímos altares para os traumas. Talvez por isso a Bíblia insista em nos fazer lembrar das obras passadas do Senhor, das maravilhas que ele fez. Ela diz:

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de Seus benefícios.” (Sl 103:2)

Infelizmente, parafraseamos:
Amaldiçoe, ó minha alma, ao meu inimigo, e não te esqueças de nenhum de seus malefícios”.

Quando alguém me faz um mal eu guardo isso em segurança num cofre especial, organizado em categorias de ofensa. Lembro-me de algumas ofensas com riqueza de detalhes. Sou capaz de dizer com exatidão o ano, o mês, o dia, a hora e o lugar que me ofenderam. Lembro-me da roupa que a pessoa estava usando e posso ate imitar seus gestos e seu tom de voz.

E se me fosse exigido colocar num papel todas as coisas boas que o Senhor já fez em minha vida? Eu teria uma lista pronta, com riqueza de detalhes? Nossa mente se esquece muito rápido do que Deus faz, e isso gera uma sensação de abandono e desespero.

Comece a enumerar mais frequentemente o que Deus já fez por você. Torne essa lista pública e divulgue-a todos os dias.
Será bom pra você, e para todo mundo.

Lembrai-vos das maravilhas que fez
Alegrem-se no seu louvor! (Sl 105:1-5 resumido)

Resumido aqui pelo Oslo Gospel Choir, no clássico hino "My Tribute", de Andrae Crouch


Se vc quiser ver uma performance do próprio Andrae Crouch, clique aqui

Um comentário:

  1. Oi, Vanessa! Li hoje este artigo do seu blog. Trabalho num Cartório de Registro Civil e nem sempre tenho paciência para lidar o tempo todo com a clientela que se aboleta no meu balcão, principalmente quando a TPM vigora em minhas entranhas.

    Ao ler da importância de lembrar das coisas positivas, bençãos, favores que Deus nos deu e dá, logo me veio à mente aquele hino que nossos avós cantavam (o qual estou cantando nesse momento também): "Conta as Bençãos":

    "Se da vida as ondas procelosas são,
    Se com desalento julgas tudo vão,
    Conta as muitas bênçãos, dize-as duma vez,
    Hás de ver, surpreso, quanto Deus já fez.

    CORO:
    Conta as bênçãos, conta quantas são,
    Recebidas da divina mão;
    Uma a uma, dize-as de uma vez;
    Hás de ver, surpreso, quanto Deus já fez.

    Tens acaso mágoas, triste é teu lidar?
    É a cruz pesada que tens de levar?
    Conta as muitas bênçãos, não duvidarás,
    E em canção alegre os dias passarás.

    Quando vires outros com seu ouro e bens,
    Lembra que tesouros prometidos tens;
    Nunca os bens da Terra poderão comprar
    A mansão celeste em que tu vais morar.

    Seja teu conflito fraco ou forte aqui,
    Não te desanimes, cuida Deus de ti;
    Seu divino auxílio, minorando o mal,
    Dar-te-á consolo sempre, até o final."

    ResponderExcluir