quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Antitrinitarianos querem reescrever nossa história

Na comunidade Jovens Adventistas no Orkut sempre recebemos a visita de algumas pessoas que não acreditam na doutrina bíblica da Trindade. Um argumento muito usado por elas é "os pioneiros adventistas não acreditavam na Trindade, inclusive Ellen White".

Para você que já está cansado de procurar textos antigos que desmascarem essa distorção histórica, destaco aqui alguns parágrafos de Ellen White sobre o assunto. Repare nas datas e nas re-publicações dos textos (o que já refuta as acusações de adulterações dos escritos).

A DIVINDADE EM TRÊS PESSOAS

# “Há três pessoas vivas pertencentes ao trio celeste; em nome destes três grandes poderes – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – os que recebem a cristo por fé viva são batizados...”
Special Testimonies, Series B, No. 7, pp. 62, 63. (1905); repetido em Testimonies for the Church Containing Messages of Warning and Instruction to Seventh-day Adventists (1906); e Bible Training School, March 1, 1906.

# “Devemos cooperar com os três mais elevados poderes do Céu – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – e estes poderes operarão por nosso intermédio, tornando-nos coobreiros de Deus.”
Special Testimonies, Series B, No. 7, p. 51, 1905; a mesma expressão aparece em outros artigos, como The Review and Herald, May 26, 1904.

# “A Divindade moveu-se de compaixão pela raça, e o Pai, o Filho e o Espírito Santo deram-se a si mesmos ao estabelecerem o plano da redenção.”(Australasian) Union Conference Record, April 1, 1901; repetido por ela em The Second Tithe (1901), p. 5; The Needs of the Cause in Australasia, July 4,1903 e The Review and Herald, May 2, 1912.

# “A presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo, os três mais elevados poderes no universo, é prometida para estar com cada alma que se esforça.”
Pacific Union Recorder, July 2, 1908. Repetido em Honoring God, The Watchman, December 15, 1908.

# “Os eternos dignitários celestes – Deus, Cristo e o Espírito Santo – equipando-os (aos discípulos) de energia sobre-humana, ... avançariam com eles para trabalhar e convencer o mundo do pecado.”
Manuscript 145, 1901.

# “Pelos votos batismais os membros da igreja tem prometido permanecer sob o controle do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.”
Record of Progress and An Earnest Appeal In Behalf of the Boulder-Colorado Sanitarium, 1905, p. 24

# “…cada alma que tem reconhecido sua fé em Jesus Cristo pelo batismo, e tem se tornado um receptor da garantia das três pessoas –o Pai, o Filho e o Espírito Santo (MS 57, 1900).”
Citado no Comentário Bíblico Adventista, Vol. 6 (1956), p. 1074

# “Quando um cristão se submete ao solene rito do batismo, os três mais elevados poderes no universo – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – dão sua aprovação ao seu ato, prometendo eles mesmos exercerem seu poder em seu interesse enquanto ele se esforça para honrar a Deus.”
The Signs of the Times, August 16, 1905; a expressão ‘three highest powers in the universe’ também aparece em outros lugares, como The Review and Herald, August 12, 1909.

A PLENA DIVINDADE DE JESUS

# “Cristo era essencialmente Deus, e no mais elevado sentido. Estava com Deus desde toda eternidade, Deus sobre tudo, bendito para todo o sempre.”
Review and Herald, 5 abril, 1906.

# “’Eu e o Pai somos Um’. As palavras de Cristo estavam cheias de profundo significado ao declarar que Ele e o Pai eram um em substância, possuindo os mesmos atributos
Signs of the Times, 27 novembro, 1893.

# “Declarara-se Aquele que tem existência própria (self-existent)...”
O Desejado de todas as nações, 469-470.

# “O Redentor do mundo era igual a Deus”.
Review and Herald, 7 janeiro, 1890.

# “Antes que os homens ou os anjos fossem criados, o Verbo estava com Deus e era Deus. ... As palavras proferidas a este respeito são tão decisivas que ninguém precisa ficar em dúvida. Cristo era essencialmente Deus, e no mais alto sentido.”
Review and Herald, 5 abril, 1906.

#“Cristo é o preexistente e auto-existente Filho de Deus.”
Signs of the Times, 29 agosto, 1900

# “Mas Cristo é igual a Deus, infinito e onipotente. Ele poderia pagar o preço do resgate do homem. Ele é o eterno e auto-existente Filho, que nãos estava sob nenhum jugo”
Youth’s Instructor, 21 junho, 1900.

#“Jeová é o nome dado a Cristo”.
The Signs of the Times , May 3, 1899

# “O Verbo eterno consentiu em tornar-se carne! Deus tornou-se homem”.Review and Herald, 5 de julho, 1887

# Ele era Deus enquanto viveu na Terra, mas despiu-se da forma divina, e em seu lugar assumiu a forma e a feição do homem. ... Ele era Deus, mas abdicou por um tempo das glórias da forma divina.” Review and Herald, 5 de julho, 1887


A PERSONALIDADE DIVINA DO ESPÍRITO SANTO



# “O Espírito Santo tem personalidade, do contrário não poderia testificar ao nosso espírito e com nosso espírito que somos filhos de Deus. Deve ser também uma pessoa divina, do contrário não poderia perscrutar os segredos que jazem ocultos na mente de Deus.”
Manuscrito 20, 1906.

# “O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus na terceira pessoa da Divindade, o Espírito Santo.”
Special Testimonies, Serie A, No 10, 37.

# “Precisamos reconhecer que o Espírito Santo, que é tanto uma pessoa como o próprio Deus é uma pessoa, está andando por esses terrenos”
Manuscript 66, 1899 (From a talk to the students at the Avondale School).

# “O Espírito Santo é uma pessoa, pois dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus.”
Manuscript 20, 1906.

# "terceira pessoa da Divindade (falando do ‘divine Spirit’)”. The Signs of the Times, December 1, 1898; The Watchman, November 28, 1905.


# A expressão ”terceira pessoa da Divindade” aparece em vários outros textos, como:
The Desire of Ages, 1898; The Ellen G. White 1888 Materials; e The Review and Herald, May 19, 1904.

# “Quando o povo de Deus busca as Escrituras com o desejo de saber o que é a verdade, Jesus está presente na pessoa de Seu representante, o Espírito Santo, reavivando os corações dos humildes e contritos (cita Jo 15:23, 10-11).”
Manuscript 158, 1898.

# “O Espírito Santo tem personalidade, do contrário não poderia testificar ao nosso espírito e com nosso espírito que somos filhos de Deus. Deve ser também uma pessoa divina, do contrário não poderia perscrutar os segredos que jazem ocultos na mente de Deus.”
Manuscrito 20, 1906.

# “O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus na terceira pessoa da Divindade, o Espírito Santo.”
Special Testimonies, Serie A, No 10, 37.

# “O mal tem se acumulado por séculos, e poderia ser restringido e resistido pelo forte poder do Espírito Santo, a terceira pessoa da Divindade, que viria não com energia modificada, mas na plenitude do divino poder.”
Letter 8, 1896, p. 1 (To "My Brethren in America" February 6, 1896); repetido em Special Testimonies for Ministers and Workers. -- No. 10, 1897; e The Review and Herald, November 19, 1908.

6 comentários:

  1. VISTITE O NOSSO BLOG, VERÁ QUE CHEGOU O FIM DA MENTIRA RELIGIOSA E COMEÇO DA VITÓRIA DE JESUS CRISTO SOBRE O DIABO.

    ResponderExcluir
  2. pelo jeito essa vitória vai ser no GRITO!

    ResponderExcluir
  3. É DE DAR RISADA ESTE ARTIGO , LEIA O LIVRO EM BUSCA DE IDENTIDADE.

    ResponderExcluir
  4. E VEJA AS MUDANÇAS DOUTRINARIA, MINHA QUERIDA....VISTA-SE (DE INFORMAÇÃO)ANTES DE PUBLICAR ALGO.

    ResponderExcluir
  5. Querido anônimo risonho: Já li "Em busca da identidade".

    O que vc viu lá que o resto do universo ainda não saiba (nem mesmo o próprio George Knight)?

    Conheço razoavelmente a história da IASD, mas será um prazer aprender mais com um estudante tão risonho.

    ResponderExcluir
  6. OLHA SÓ TEMOS UMA LINGUAGEM PARA OS ANTITRINITARIANOS,A QUE ELES NA SUA MAIORIA DESCONHECEM,O AMOR,CHEGA DE ARGUMENTOS POIS MENTES CAUTERZADAS E SINCERAMENTE ENGANADAS NAO CONSEGUEM ENXERGAR.PELOS FRUTOS SE CONHECE A ARVORE,QUAIS OS FRUTOS QUE ESSES MOVIMENTOS TEM DADO A HUMANIDADE? A CRITICA,ACUSAÇAO,LEGALISMO,MAGOAS,RAIVA...(PARA NAO SER INJUSTO,SAO NA MOIORIA COM ESSES SENTIMENTOS,OS LIDERES)COMO SE PODE ENXERGAR ALGO SE ESTAO NEGANDO AQUELE QUE OS PODE FAZER VER?O TEMPO DIRÁ AOS SINCEROS QUE SE HUMILHAREM.DIGO ISSO PORQUE JÁ PASSEI POR ESSE CAMINHO, E HOJE ESTOU MAIS CONVICTO DA DIREÇAO DE DEUS NA IGREJA ADVENTISTA.

    ResponderExcluir