segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Persona e Sombra



Li outro dia sobre os termos “Persona” e “Sombra”, criados por Jung. E vi que muitas vezes isso pode fazer sentido, corrompendo nossa personalidade.
A “Persona”, para Jung, é aquela máscara social. São os papéis sociais que desempenhamos no dia a dia.

Existe o risco de nos identificarmos tanto com os nossos papéis e nos distanciarmos de nossa natureza.

E a “Sombra” representa aquilo que está oculto e algumas vezes reprimido em nós. Ela é a soma de tudo quanto desejamos esconder, não apenas do mundo, mas de nós mesmos também. E às vezes, de Deus.
Por isso representamos tanto... Até quando não tem ‘ninguém’ nos vendo.

A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui.

Como disse Brennan Manning em seu livro “O impostor que vive em mim”:
“Judas não conseguiu encarar sua sombra; Pedro conseguiu."

Todos os dias temos a oportunidade de rasgar nosso coração diante do nosso Deus. Deixando de lado a hipocrisia, o medo da rejeição
Quando fazemos isso, somos espetáculo para o universo e alcançamos o coração de Deus.
(ative a legenda no canto inferior direito do video)

2 comentários:

  1. Vanessa,

    É verdade, precisamos nos livrar da "sombra". Por mais próximos que estejamos de Deus, por mais que O busquemos, ainda assim a sombra nos acompanha, pronta a nos engolfar. Eis que precisamos ser os "heróis da resistência", buscando o nosso porto seguro e nos armando com as armas celestiais de Deus - assim fazendo, a sombra "fugirá de nós".

    "E a “Sombra” representa aquilo que está oculto e algumas vezes reprimido em nós. Ela é a soma de tudo quanto desejamos esconder, não apenas do mundo, mas de nós mesmos também. E às vezes, de Deus."
    Este parágrafo me lembrou a obra do Oscar Wilde, "O retrato de Dorian Grey" : enquanto o espelho mostrava algo, a realidade era outra; um a decadência e a decrepitude, o outro a beleza. A realidade e aquilo que vai no íntimo. Nós e Deus.
    Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Ta louco cara? Eh por isso que a religião aliena as pessoas. (E ainda querem entender a biblia... pff)

    A sombra é o que a pessoa realmente é, mas que tenta esconder de todos. Sem a sombra, a pessoa não passa de uma variação de máscaras.

    "A “Persona”, para Jung, é aquela MÁSCARA social. São os papéis sociais que desempenhamos no dia a dia." E logo depois: "Existe o risco de nos identificarmos tanto com os nossos papéis e nos distanciarmos de NOSSA NATUREZA." (A Sombra)

    Sinceramente, já estou começando a duvidar se o mundo todo é burro ou sou eu que estou errado. Eu sei que minha interpretação está correta, mas talvez o certo seja interpretar errado.

    ResponderExcluir