quinta-feira, 19 de novembro de 2009

C. S. Lewis em verso, prosa e canção - 3


Apesar de não concordar 100% com tudo o que C. S. Lewis diz sobre Deus e o tempo, concordo com o âmago da questão: eu sou única pra Deus, e Ele tem tempo exclusivo pra mim.

"Com quase toda a certeza, Deus não está no tempo. A vida dele não consiste em momentos que são seguidos por outros momentos. Se um milhão de pessoas oram para ele às dez e meia da noite, ele não precisa ouvi-las todas no instantezinho que chamamos de dez e meia. Dez e meia, ou qualquer outro momento ocorrido desde a criação do mundo, é sempre o presente para Deus. Para dizê-lo de outra maneira, Deus tem toda a eternidade para ouvir a brevíssima oração de um piloto cujo avião está prestes a cair em chamas.

Sei que isso é difícil.
Vou tentar dar outro exemplo, não exatamente sobre a mesma coisa, mas de algo um pouco parecido.

Suponha que eu esteja escrevendo um romance. Escrevo: "Mary largou o trabalho e logo em seguida ouviu baterem à porta." Para Mary, que vive no tempo imaginário da minha história, não há intervalo entre largar o trabalho e ouvir a batida na porta. Eu, porém, que sou o criador de Mary, não vivo nesse tempo imaginário. Entre o tempo de escrever a primeira metade da frase e a segunda, posso parar o trabalho por umas três horas e ficar imerso em pensamentos sobre Mary.

Posso pensar sobre minha personagem como se ela fosse a única personagem do livro e por quanto tempo eu desejar, e no entanto as horas passadas nessa atividade não aparecerão no tempo dela (dentro da história).

Sei muito bem que esse exemplo não é perfeito. Mas ele talvez dê uma pálida noção do que eu acredito seja verdade. Deus não precisa se afobar no fluxo de tempo deste universo, assim como um escritor não precisa viver o tempo imaginário de seu romance.

Ele pode dar atenção infinita a cada um de nós.
Nunca teve de nos tratar como a uma massa. Você está sozinho na companhia dele como se fosse o único ser que ele tivesse criado.

Quando Cristo foi crucificado, ele morreu por você, individualmente, como se você fosse o único homem da Terra.."

Cristianismo Puro e Simples, p.58.

resumido aqui, no gospel-country "old school" (porque old is cool) do Gaither Vocal Band:

4 comentários:

  1. Mto complexo pra mim ne? hehehe
    Será q eu entendi?

    Jú Goulart

    ResponderExcluir
  2. É possível que vc não tenha entendido, Jú. Mas não desista de tentar... hehehe saudades

    ResponderExcluir
  3. hehehe

    Qta honra!!

    Valeu, nêga!

    Beijo grande.

    E esse trecho de Lewis é mto bom, abriu minha mente pra várias coisas, na primeira vez q li.

    =D

    ResponderExcluir