terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Contra o relativismo



por Luiz Felipe Pondé


O que você faria se estivesse a ponto de assistir a um ritual de antropofagia? Interromperia (sem risco para você)? Ou deixaria acontecer em nome do relativismo cultural (essa ideia que afirma que cada um é cada um, que as culturas devem ser respeitadas em sua individualidade e que não podemos compará-las)?

No primeiro caso, você seria um horroroso descendente dos "jesuítas"; no segundo você seria um relativista chique. Sempre suspeitei que esse papo relativista fosse blablablá. Funciona bem em aula de antropologia, em bares, em parques temáticos e lojas de curiosidades. É evidente que "jesuítas" de todos os tipos fizeram horrores nas Américas. Todo adulto bem educado sabe que é feio condenar cultos à lua ou à chuva. Mas há algo no relativismo cultural que me soa conversa fiada: o relativismo cultural morre na praia quando você é obrigado a conviver com o Outro. E o "Outro" nem sempre é legal.

Se você aceita a antropofagia em nome do respeito à "cultura", aceita implicitamente a ideia de que o valor da vida humana seja subordinado à "cultura". A vida humana não tem valor em si. Todo estudante de antropologia sabe recitar esse credo. Quando confrontado com dilemas como esse, o relativista diz que se trata de uma situação meramente hipotética (hoje não existe mais antropofagia). Mas a verdade é que quando o relativista diz que a antropofagia é hoje quase nula, e, portanto, esse dilema não tem "validade científica", está literalmente correndo do pau porque "alguém" acabou com a antropofagia, não? Por que a antropofagia "acabou"?

Algumas hipóteses: 1) os antropófagos foram mortos por gripes ou em batalhas; 2) foram convertidos pelos horrorosos "jesuítas" e seus descendentes; 3) descobriram formas mais fáceis de comer e rituais que deixam as pessoas (isto é, os Outros) menos irritadas e com menos nojo. É importante conhecer o "lugar" da antropofagia nas religiões dos canibais, mas isso é apenas um "dado" antropológico. Uma descrição de hábitos (ruins). Mas o relativista tem que correr do pau mesmo, porque seu credo funciona bem apenas nas conversas de salão. A vida é sempre pior do que as festas. Relativistas culturais são, no fundo, puritanos disfarçados, gostam de "aquários humanos".

Os seres humanos são culturalmente promíscuos, e "a cultura" sem promiscuidade (trocas, misturas, confusões) só existe nos livros. Use internet, televisão, celulares, aviões e estradas, faça sexo ou guerra, e o papo do relativismo cultural vira piada. Na realidade, as pessoas lançam mão do argumento relativista somente quando lhes interessa defender a "tribo" com a qual ganha dinheiro e fama. O problema com o debate sobre os índios (ou qualquer outra cultura considerada "coitada") é a mitologia que ela provoca. Se, de um lado, alguns falaram dos índios (erradamente) como inferiores, bárbaros ou inúteis, por outro lado, os que "defendem" os índios normalmente caem no mito oposto: eles são legais e só querem viver "sua cultura", e eles não são "capitalistas" como nós, e blablablá. Índios gostam de poder como todo mundo, vide os índios "conscientes de seus direitos" devorando computadores, celulares e internet no Fórum Social, em Belém -ou ficam na idade da pedra mesmo e precisam que o Estado os defenda do mundo.

As culturas mais bem-sucedidas são predadoras e seduzem as mais fracas (ser mais bem-sucedida não implica ser legal). Por que levar medicina científica (invenção dos "opressores") para as aldeias? Não seria contaminação "cultural"? Vamos ou não brincar de "curandeiros"? Que tal abraçar árvores? Se você é católico e quer ser fiel aos seus princípios, você é um retrógrado; se você quer viver no meio da selva (com direitos adquiridos porque você é de uma cultura "coitada"), você é apenas uma tribo com direito a integridade cultural. O conceito de cultura é quase um fetiche do mercado das ciências humanas. Não que não existam culturas, mas o conceito na sua inércia preguiçosa só funciona no laboratório morto da sala de aula ou do museu. A vida se dá de forma muito mais violenta, se misturando, se devorando.

Nada disso é "contra" os índios, mas sim contra o relativismo como ética festiva. O oposto dele não é o obscurantismo, mas a dinâmica da vida real. O relativismo é um (velho) problema filosófico e um "dado" antropológico. Um drama, e não uma solução.


Extraído do Paulopes

4 comentários:

  1. O que vc faria se visse uma cena de antropofagia ou coisas do tipo?

    Aprendemos que o valor da vida se sobrepõe a valores culturais, pois nos pautamos por uma ótica com base no iluminismo.

    É claro que vc não deve se submeter e apoiar práticas que violem seus valores ou que prejudiquem e violem direitos terceiros, como culturas escravistas, de castas, de morte a homossexuais, deficientes, de submissão de gênero ou que prejudiquem a saúde e a integridade física das pessoas.

    Pondé parte um tanto para o absurdo, uma vez que ele transforma a filosofia relativista em uma falácia da bola de neve (faço o que eu quero, pois no relativismo tudo é permitido).

    O relativismo não deve ser visto como "tudo pode", mas como mero respeito à filosofias de vida de grupos, como suas crenças e ideologias, desde que não prejudiciais a terceiros (ex. vc ser cristã e o outro ser um jainista; vc ser capitalista e o outro ser socialista). Vc pode levar seus valores filosóficos-ideológicos às pessoas. Cabe a elas aceitarem ou não.

    Há tribos que gostam de cultuar cadáveres a céu aberto. Outros que se valem de psicotrópicos como hepadu, daime e haxixe para se comunicarem com os "espíritos".

    Devem ser orientados e mostrar-se a elas que essa prática prejudica-lhes a saúde.

    Há muitos povos que abandonaram práticas ancestrais que representavam riscos. Salvo engano era acho que injestão de mescalina.


    Outros matam ou deixam para morrer idosos, doentes e deficientes. Se vemos isso como algo errado, devemos ver e entender as condições em que vivem e apresentar a eles a solução do problema, em vez de criticá-los.

    Relativismo cultural não é aceitar tudo e fazer tudo o que se tem vontade de fazer, sob a desculpa de que "É minha cultura".

    Em nossa sociedade,partindo para um absurdo como o de Pondé, se existir um indivíduo cuja cultura é a de estuprar as filhas menores até que elas atinjam a maioridade e se casem, pode ter certeza, ele será punido e nenhum juízo ou tribunal considerará sua cultura.

    Na ìndia o governo caiu na real que o regime de castas e o misticismo exacerbado são idiotices e fontes de prejuízos para o País. Assim está fazendo um trabalho educativo para a eliminação das castas e a atenuação da mística indiana.


    Resta uma pergunta: O que vc acha: Seria válido vc aculturar alguém na marra de forma a atender seus valores?


    A paz do senhor

    Mauro

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Non sense at all. A essência dos valores culturais como mencionado, constitui justamente no respeito e resgate de outras culturas. Pessoas portadoras de tais traços não são pessoas aculturads. Pense mais no presente.

      Excluir