sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Série: Os 10 mandamentos - Radio Jaca


Áudio da série: Os 10 mandamentos

Programa "E agora, Pastor?" Na Radio Jaca.
(Que rola toda sexta, às 22h)



20 comentários:

  1. Vanessa:

    Cristãos agora tem dez mandamentos iguais ao judeus? Ou eu estou sabendo mais que os cristãos?

    ResponderExcluir
  2. Vanessa Meira:

    Onde estão tais mandamentos na Bíblia?

    ResponderExcluir
  3. Vanessa Meira:

    Eu sei onde estão tais mandamentos na Bíblia e sei que não se aplica dez mandamentos a cristãos. Seu post foi um erro de interpretação bíblica.

    ResponderExcluir
  4. Se sabia, pq perguntou?
    Eu sabia q vc sabia.
    Tomar o tempo dos outros é legal né?
    Seja objetivo e detona logo:

    Por que não se aplicam os 10 mandamentos aos cristão, Clayton?

    ResponderExcluir
  5. Vanessa Meira:

    As leis do Velho Testamento não se aplicam a cristãos (Gálatas 5:24, Romanos 7:1-7, Hebreus 10:9-10 Hebreus 8:6-9, 2 Coríntios 3:6, Colossenses 2:13-17..., ....,.....)

    Ao contrário dos outros nove mandamentos, guardar o sábado não foi ratificado pelo Novo Testamento, e aquela de transformar sábado em domingo contraria 1 Coríntios 4:6.

    Sabe porque voce com uma vida inteira de Bíblia não descobriu o que eu descobri em pouco mais de um ano (quando abri a Bíblia pela primeira vez)? Porque voce tem MEDO DE QUESTIONAR A BÍBLIA, se algum dia passasse pela sua cabeça se era preciso seguir os famosos dez mandamentos, voce se fecharia num quarto e concluiria que Lúcifer já estaria trabalhando em voce.

    A religião é muito útil para a sociedade (diferente de ser real ou não), mas minha função social, neste caso, é conter os excessos.

    Agora:

    Se antes religião e Direito eram fundidos, fica fácil raciocinar:

    1 -Por exemplo, hoje se muda a Constituição do Brasil, por um processo legislativo, ou derrubando-a e promulgando/outorgando outra em seu lugar

    2 - E antes que a classe dominante ALEGAVA que a lei vinha de Deus, e quando queriam mudar, como chegar para o povo e dizer que tal lei mudou?

    3 - Resposta: Deus veio aqui e mudou (Cristo). E tem gente que após dois mil anos ainda acredita nisto.

    ResponderExcluir
  6. Clayton...
    sinto decepcioná-lo, mas vc não me trouxe NENHUMA novidade nesse assunto.
    Essa sua "explicação" é refutada até por crianças na igreja adventista.
    Se vc está interessado em saber mais sobre a perpetuidade da lei, podemos continuar.

    ResponderExcluir
  7. Vanessa Meira:

    Vamos continuar então (espero que não seja aquela divisão de lei de Moises e lei de Deus, pois se for, voce não lougrará sucesso).

    Por que não postou de uma vez a refutação?

    ResponderExcluir
  8. Objetivamente:

    Gálatas 5:24 não apresenta nada relacionado ao tema.

    Romanos 7:1-7 tbm não sustenta a sua tese. O apóstolo não está afirmando que os 10 mandamentos não valem para o cristão. Ao contrário, ele descreve a lei como “santa, e o mandamento santo, justo e bom” (v. 12 e 16).

    Hebreus 10:9-10 refere-se a lei de sacrifícios, cerimonial, tornada obsoleta pelo sacrifício superior e eterno de Jesus. O tema do capítulo é esse, veja os versos 1 a 6.

    Os 10 mandamentos não fazem parte do que era “sombra de bens futuros” (Hb 10:1), mas sim os sacrifícios e rituais, que apontavam simbolicamente para o que ocorreria no futuro, na vida, morte e ministério sacerdotal de Jesus.

    O mesmo ocorre com Hebreus 8, que inclui o sacerdócio além dos sacrifícios. O Novo Pacto não altera os preceitos morais (verso 10 e 11), mas põe fim ao sistema levitico de sacrifícios e sacerdócio.

    ResponderExcluir
  9. 2 Co 3:6 opõe a “letra” e o “espírito”, são duas formas de se viver em obediência a Deus. Claro que obedecer apenas à “letra” não tem nenhum valor.

    Não faz nenhum sentido vc sugerir que Paulo esteja menosprezando aqui os 10 Mandamentos: ao escrever ao gentios convertidos, várias vezes ele afirma a vigência dos 10 Mandamentos para os cristãos (Rm 8:1-4, 2 Tm 3:15-17; confira com Mt 5:17-19).

    Paulo diz que a fé não anula a Lei (Rm 3:31)

    Sobre Colossenses 2: mais uma referência às leis que eram “sombra”, símbolo do que viria (bem claro no verso 17). Os 10 Mandamentos não são sombra de nada que viria. O sábado, por exemplo, é memorial, aponta para o passado, começa com um “Lembra-te” e faz referência à criação.

    A “cédula de ordenanças que era contra nós” que foi cravada na cruz não foi os 10 Mandamentos. Não há base teológica e nem lingüística para isso.

    Veja em Dt 31:26 a lei que ficou de fora da arca e que era “contra nós”.

    Ao contrário, a lei moral assinala o pecado (Rm 3:20; 7:7), pois sem lei não há pecado.
    Jesus reafirma que nada do que foi estabelecido por Deus na lei seria modificado (Mt 5:17-18).

    Repare: “Lei” na Bíblia não significa sempre a mesma coisa, pois em certos lugares a bíblia fala da lei negativamente e ensina que ela terminou, e em outros lugares fala da lei positivamente e ensina que ela permanece.

    Obviamente, pelo contexto podemos saber que lei terminou e que lei permanece.

    É uma boa regra de estudo bíblico levar em conta TUDO o que a Bíblia diz sobre o assunto e não ficar pinçando textos de acordo com a conveniência.

    Não observando isso, vc vai trazer textos que mencionam o fim do Antigo Pacto e da lei de sacrifícios (como se fossem os 10 Mandamentos), e vai omitir todos os outros textos que reafirmam a vigência da lei.

    Vc está lendo a Bíblia com os óculos das suas pressuposições erradas: faz a Bíblia dizer o que ela não diz. Nem nas entrelinhas existe o que vc quer dizer.

    ResponderExcluir
  10. Isso foi "objetivamente". Imagina se entrássemos em detalhes...

    ResponderExcluir
  11. Vanessa (eu sei que voce está com um acessor aí):

    "Jesus reafirma que nada do que foi estabelecido por Deus na lei seria modificado (Mt 5:17-18)."

    ATÉ QUE TUDO ESTEJA CUMPRIDO (que desonestidade intelectual hein?) Foi tudo cumprido querida.

    O RESTO eu comento na próxima, por enquanto só esta falácia já basta.

    (aqui pela primeira vez na sua vida voce discutirá este tema com uma pessoa que não seja crente, vê se ao menos esta voce ganha de mim, apesar que acho que não ganhará)

    ResponderExcluir
  12. hahahaha... q "ganhar" amigo... isso não é competição. E ao falar q "pela primeira vez" eu discutiria com um não-crente, vc deu uma de profeta tonto.
    Vc não representa uma ameaça séria, desculpa aí.
    A sua "ameaça" foi engraçada.

    Primeiro, vc quer dizer "assessor", não "acessor".
    Seja burro, mas pareça inteligente. Assim vc dará a impressão de que vale a pena continuar.
    Eu uso essa tática...

    Vc disse "Foi tudo cumprido querida."
    Não: a plenitude do cumprimento de tudo ocorrerá com a 2a vinda de Cristo.
    Os sacrifícios e rituais que simbolizavam Cristo, as profecias messiânicas referentes à sua primeira vinda, etc tudo isso sim foi cumprido. No entanto, restam coisas a se cumprir (Veja Mt 13:4, Rm 9:28, etc).

    Curiosamente: O que foi cumprido nos 10 Mandamentos? O aspecto moral não mudou com a morte de Jesus: ele não transformou pecado em virtude. Pecado continua sendo pecado antes e depois da cruz.

    ResponderExcluir
  13. Vanessa Meira:

    "Não: a plenitude do cumprimento de tudo ocorrerá com a 2a vinda de Cristo.
    Os sacrifícios e rituais que simbolizavam Cristo, as profecias messiânicas referentes à sua primeira vinda, etc tudo isso sim foi cumprido. No entanto, restam coisas a se cumprir (Veja Mt 13:4, Rm 9:28, etc)."

    Lucas 24:44-47; Gálatas 3:16

    "Curiosamente: O que foi cumprido nos 10 Mandamentos? O aspecto moral não mudou com a morte de Jesus: ele não transformou pecado em virtude. Pecado continua sendo pecado antes e depois da cruz."

    O Novo Testamento pouco está se lixando para o sábado: João 5:18

    Pelos seus argumentos, O mundo vai ter que ficar seguindo um mandamento inútil (guardar os sábados), até a segunda vinda de Cristo. (Deus não tem nada mais inteligente para fazer não?)

    ResponderExcluir
  14. Vejamos:

    Lucas 24:44 - "..que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito" Como eu disse: o que apontava para Cristo, sua vida, morte e ministério. Cumpriu-se o que "de mim estava escrito".
    Vc apenas reiterou o q eu disse (mania de concordar e achar q tá discordando).

    Veja o que ainda está para se cumprir:
    "Porque o Senhor cumprirá a sua palavra sobre a terra, cabalmente e em breve" Rm 9:28
    "...cumprir-se-á, então, o mistério de Deus" Ap 10:7
    "então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória." 1 Co 15:54

    Existe um princípio exegético chamado "Tota Scriptura", Clayton.

    ResponderExcluir
  15. Sobre o sábado no NT, recomendo um estudo introdutório:
    http://www.elpisteologia.net/artigos/SabadoNT.pdf

    Mas a discussão aqui é sobre: os 10 mandamentos continuam válidos.

    ResponderExcluir
  16. Vanessa Meira:

    Mais raciocínio:

    1 - Se nenhum jota ou til se omitirá da lei até que tudo esteja cumprido, e se o total cumprimento é com a volta de Cristo, então após a volta de Cristo ainda haverá lei, porém com a possibilidade de no mínimo algum jota ou til mudado. Se haverá lei após a volta de Cristo, haverá também o perigo do pecado.

    Então haverá juizo final coexistindo com lei, com perigo do pecado, ou seja não vai mudar é nada.

    ResponderExcluir
  17. Vanessa Meira:

    Voce está interpretando o termo "lei" conforme seus interesses pessoais, uma vez que não existe base bíblica para diferenciação das leis de Moisés e Leis de Deus pois as Leis são de Deus. (se "A" está contido em "B" e "B" está contido em "C", logo "A" está contido em "C")

    Analogicamente, se antes de 2003 voce estava sob a égide da lei 3071/16 e após 2003 voce passou a estar sob a égide da lei 10406/02, logo apesar de se ter mudado a lei, em nenhum momento voce ficou sem estar sob a égide da lei.

    Levando -se em conta de que não existe hierarquia entre os Dez Mandamentos de Deus e que Jesus violou o sábado para mostrar que ele está acima da lei porque foi ele quem a criou, logo Jesus poderia ter violado qualquer mandamento, poderia ter adorado outros deuses, ter assassinado, ter adulterado, ter furtado...se ele violou foi o sábado é porque dá a entender que o sábado não é importante

    Conclusão: Levando-se em conta de que não existe diferenciação entre as leis de Deus, que Jesus violou o sábado, mas nenhum outro mandamento, que mudar a lei não significa estar sem lei e que tomar "tudo cumprido" por volta de Cristo, nos leva a creditar que depois da volta de Cristo haveria de ter lei, perigo do pecado, coexistindo com juízo final, afirmo que não é preciso perder o emprego para guardar sábado.

    "Curiosamente: O que foi cumprido nos 10 Mandamentos? O aspecto moral não mudou com a morte de Jesus: ele não transformou pecado em virtude. Pecado continua sendo pecado antes e depois da cruz."

    Pelos seus argumentos, se nenhum jota ou til se omitirá da lei até que tudo esteja cumprido, e se tal cumprimento total se dará com o retorno de Jesus, logo, após a volta de Jesus haverá lei, e Jesus transformará pecado em virtude

    ResponderExcluir
  18. Não.
    O pecado terá fim, ele não vai se tornar virtude.
    Não há nenhum aspecto de "sombra do futuro" nos 10 Mandamentos, como havia em outros pontos da lei. O aspecto moral da Lei (que ultrapassa os 10 mandamentos) permanece inalterado mesmo com a morte de Cristo.

    E quem mencionou "Lei de Moisés" aqui?
    Vc está discutindo consigo mesmo.

    Não tome meu tempo.

    ResponderExcluir