segunda-feira, 7 de junho de 2010

O que está no cd também está no coração?


Esse é um post dedicado a todos os músicos cristãos: e se o seu ministério musical lhe custasse a vida? E se o cd que você tanto sonha gravar lhe custasse a liberdade? E se a sua carreira musical gospel o levasse diretamente para a prisão e tortura?

Conheça Helen Berhane.

Helen era cantora evangélica e membro da igreja Rhema na Eritréia. Sua igreja é uma das várias igrejas cristãs não reconhecidas oficialmente pelo Estado e, por isso, perseguidas.

Em Maio de 2004 ela lançou um cd evangélico que fez enorme sucesso entre os jovens, e por isso foi presa e submetida a tortura e maus tratos por 2 anos e 5 meses. Junto com Helen, foram presos alguns adolescentes do seu pequeno grupo de oração. Foi-lhe dada a chance de assinar um documento garantindo que nunca mais participaria de atividades evangelísticas, inclusive musicais.

Ela recusou. A sua justificativa foi "eu creio em cada palavra que canto".

A “prisão” em que Helen viveu era um container no campo militar de Mai Serwa. Ela ficou totalmente isolada de sua família, não tinha direito a representação legal e nem a cuidados médicos.
Dentre os vários tipos de tortura a que foi submetida, Helen passava horas na posição do “helicóptero”, de cabeça para baixo, com braços e pernas amarrados para trás. Era submetida a condições extremas de calor e frio: chegava a 40 graus durante o dia, e a 10 graus negativos em certos períodos. Helen teve sua perna quebrada e frequentemente ficava sem comida ou qualquer tipo de higiene básica.

Ela permaneceu ali até 2006, sem ter sido formalmente acusada e sem nenhum julgamento. As autoridades da Eritréia chegaram a negar a existência de Helen e de outros cristãos presos. A pressão internacional sobre o governo da Eritréia foi liderada por grupos cristãos de todo mundo e pela Anistia Internacional.
Em outubro de 2006, Helen foi solta. Com sérios problemas de saúde, mas com uma fé inabalável. Ela tem problemas no fígado e nos rins, e também anda com alguma dificuldade. “Mas já me desfiz das muletas”, ela conta.

Após a libertação, Helen e sua filha Eva voaram para o Sudão e conseguiram asilo na Holanda, onde vivem. No Brasil, o caso foi divulgado pela Missão Portas Abertas e pela cantora Fernanda Brum, que posteriormente homenageou Helen doando-lhe o seu Troféu Talento de “cantora do ano”, que havia recebido no Brasil em 2007.

Helen segue testemunhando do amor e do poder de Deus, e convocando os cristãos de todo mundo a erguerem a sua voz em nome da justiça.

E então amigo músico: ainda tá afim de seguir "carreira gospel" ou quer testemunhar de verdade? Quando você canta coisas como "te seguirei até o fim", o que isso significa? O que vai no cd, vai também no coração?

Ouça Helen cantando a capella na Irlanda



Aqui neste link Helen conta como as orações do povo de Deus a sustentaram na prisão.

4 comentários:

  1. Esse post tá perfeito. Temos que refletir muito sobre esse assunto, muito mesmo. Que lindo exemplo de fidelidade, que todos deveríamos imitar.

    ResponderExcluir
  2. Fico pensando em todas aquelas discussões sobre música e adoração...

    Entre as muitas pérolas do Evangelho esta é uma das que mais gosto: Não é o que entra mas o que sai da boca do homem que o contamina.

    Esta moça cristã realmente falava em suas canções do que estava cheio em seu coração. Sua vida, com certeza é o mais puro louvor.

    É um lindo exemplo de lealdade, que todos, como cristãos, temos que testemunhar. Afinal, o servo não é maior que seu senhor.

    ResponderExcluir
  3. Que belo testemunho.

    Creio que se o mundo cristão (ou melhor, gospel) não proporcionasse algum tipo de renumeração (dinheiro) e algum tipo de status de fama (mas que pelo contrário, de ridiculo, ou a nivel de ser torturado, como no caso)... creio eu, que não haveriamos de conhecer TANTOS CDs de músicos cristãos; sobretudo das estrelinhas, qual a música se tornou sem ganha pão.

    ResponderExcluir
  4. Graça e Paz

    Já havia ouvido sobre esta irmã, Helen e sua história com o SENHOR, também assisti quando a Fernanda Brum entregou o troféu para ela, porém, nós do Siga o Mestre, embora tivessemos o blog naquele tempo, não o utilizavamos como ferramenta, como hoje temos feito.

    Assim, mesmo sendo uma notícia de 2006, estarei republicando (com os devídos links), se quiser, venha nos conhecer, estamos voltados para esta visão: é necessário urgentemente viver o que pregamos.

    Forte abraço
    MINISTÉRIO SIGA O MESTRE

    ResponderExcluir