terça-feira, 12 de outubro de 2010

Quer ser politicamente correto? Seja breve.


A pressão do "politicamente correto" trouxe várias consequências, mas uma das principais é esta: a falta de objetividade na comunicação, mais conhecida como enrolação, rodeio ou "encheção de linguiça".

O problema é que agora as pessoas medem demais as palavras, para evitar alguma afirmação mais contundente que possa ofender alguém.

Em ambientes cristãos essa pressão assume um caráter sufocante. Há uma obrigação implícita de apresentar a sua opinião com uma delicadeza tal que, no final das contas, os seus argumentos ficam tão diluídos que nem mesmo você os reconhece. E ninguém sabe, afinal, de que lado você está.

Em reuniões, sermões, comissões, salas de aula e outros ambientes patrulhados pelo politicamente correto, há muito tempo desperdiçado em pedidos de desculpa antes mesmo de emitir a opinião:

"Sem querer ofender, mas..."
"Olha fulano, não quero que você me interprete mal, mas..."
"Olha, não é nada pessoal, eu nem me importo com isso, mas..."

E na sequência o sujeito fica andando na ponta dos pés ao redor da verdade, sem ir direto ao ponto, e tomando o precioso tempo das pessoas.

Tem gente que gosta de viver nas sombras da comunicação, na neblina, fugindo da luz e da clareza como um vampiro do Crepúsculo.

A conversa rala, evasiva e frouxa afeta o púlpito.
Se temos que enfrentar a crise de pregadores "fogo-e-enxofre" agressivos, que usavam o púlpito para impor suas opiniões pessoais e amendrontar as pessoas, hoje também temos o púlpito molenga, que quase pede desculpas por ter de abrir a Bíblia e ler o que lá está.

Pregadores politicamente corretos passam muito tempo do sermão editando, escondendo e maquiando a verdade. Acrescentando justificativas e expressões suavizantes que tornam a argumentação uma temporada de Lost: ninguém entende nada!

Resultado: uma geração inteira de cristãos flácidos, alimentados por chavões e clichês "espirituais", que não sabe pensar e viver biblicamente. Uma geração que confunde graça com libertinagem, evangelho com anarquia, respeito e tolerância com "bater palmas pra maluco dançar".

Mas não se deixe enganar com esse moderno (e loooongo) discurso da tolerância: a pregação piegas que faz sucesso no cristianismo emo também é intolerante. Experimente contradizê-los...

Para sermos cristãos amáveis, não precisamos ser prolixos.
Devemos ser objetivamente amáveis.

Se querem ser molengas, aprendam pelo menos a arte da objetividade.
Se é pra ficar em cima do muro, que o façam rápido.
Encurtem vossos sermões hesitantes, vossos discursos insossos, vossas opiniões que não levam a nada. Se a sua opinião é do tipo "nem contra, nem a favor, muito pelo contrário", cale a boca. Deixe o espaço para alguém que realmente tenha algo a dizer.

Poupe, pelo menos, o meu tempo,

Grata.

3 comentários:

  1. Menina, oq foi isso q acabei de ler???

    MUITO, MUITO BOM!!!!

    Uma das melhores coisas q já li.

    Faz ideia de como é aliviador ler um texto desse?

    ResponderExcluir
  2. É verdada, nessa sociedade pós-moderna, muitos pregadores, professores e até pais preocupam-se demasiadamente com a forma e esquecem o conteúdo de suas falas... Triste, não?! É só olhar pra Cristo: Ele ensinava as coisas mais difíceis da maneira mais simples e clara! Como se diz por aí: simples assim!!!
    :P

    ResponderExcluir